Apresentação

O Festival!

O Lanterna Mágica é uma oportunidade para conhecer e desfrutar do que há de melhor no mercado de animação internacional, com mostras competitivas e não competitivas, oficinas, palestras, estudos de caso e exercícios de mercado.

Em sua primeira edição, que aconteceu em junho de 2017, as mostras competitivas de curtas, nacional e internacional, trouxeram mais de 60 filmes de animação para a programação do festival, que foram avaliados e premiados em diversas categorias por duas bancas de jurados. Além das competitivas, foi realizada a “Mostra Especial: História da Animação em Goiás”, que homenageou realizadores goianos ao longo de suas trajetórias, a atividade foi seguida do debate “O Mercado de Animação em Goiás”, onde se aprofundou a discussão de como o estado se projeta no mercado nacional e internacional. O Lanterna trouxe ainda uma “Mostra Não Competitiva de Longas”, que uniu um apanhado de recentes produções internacionais com os longas de animação brasileiros que se destacaram no últimos anos. Como atividades de formação, o festival ofereceu um estudo de caso do longa-metragem “O Menino e o Mundo”, com presença de Alê Abreu e Priscilla Kellen, e uma palestra sobre os “Processos de Realização de um Filme de Animação”, com a convidada Rosana Urbes, além de uma oficina de Storyboard, com o animador Emerson Rodrigues.

Em 2018 o festival chega em sua segunda edição e está com inscrições abertas para curtas e longas até o dia 26 de fevereiro de 2018, para participar basta conferir o regulamento e preencher a ficha de inscrição presente no site. Nessa edição teremos uma Mostra Competitiva Internacional de Curtas, uma Mostra Competitiva Nacional de Curtas e uma Mostra Não Competitiva de Longas, e em breve divulgaremos novas informações sobre o restante da nossa programação.

Acompanhe!