Apresentação

O Festival!

O Lanterna Mágica é uma oportunidade para conhecer e desfrutar do que há de melhor no mercado de animação internacional, com mostras competitivas e não competitivas, oficinas, palestras, estudos de caso e exercícios de mercado.

As mostras competitivas de curtas, nacional e internacional, trazem mais de 60 filmes de animação de excelente qualidade para a programação, que serão avaliados e premiados em diversas categorias por duas bancas de jurados. Além das competitivas, essa primeira edição do festival realiza a “Mostra Especial: História da Animação em Goiás”, que homenageia realizadores goianos ao longo de sua trajetória, a atividade será seguida do debate “O Mercado de Animação em Goiás”, que busca aprofundar a discussão de como o estado se projeta no mercado nacional e internacional.

O Lanterna traz ainda a “Mostra Não Competitiva de Longas”, que une um apanhado de recentes produções internacionais com os longas de animação brasileiros que se destacaram no últimos anos, e conta também com mostras elaboradas especialmente para alunos do colégio Lyceu de Goiânia, que desfrutarão dos filmes e serão convidados a debater suas temáticas junto aos professores em sala de aula, após as exibições.

Como atividades de formação, o festival irá oferecer uma dinâmica de pitching, onde os profissionais participantes poderão exercitar a defesa oral de seus projetos na presença de personalidades convidadas. Serão ofertados também um estudo de caso do longa-metragem “O Menino e o Mundo”, com a presença de Alê Abreu e Priscilla Kellen, uma palestra sobre os “Processos de Realização de um Filme de Animação”, com a convidada Rosana Urbes e ainda uma oficina de Storyboard, com Emerson Rodrigues.

O Lanterna Mágica é um festival goiano e traz aos seus participantes uma programação de extrema qualidade, além de realizar debates e encontros que contribuem diretamente na formação e na valorização do mercado de animação do estado, projetando-o internacionalmente.

A entrada é gratuita!