Regulamento

3º Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação


1) Objetivos

I – O Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação tem o intuito de promover e difundir o mercado de animação brasileiro e mundial através da realização de mostras competitivas e não competitivas de curtas e longas-metragens, cujas diretrizes seguem neste regulamento.

2) Inscrições

I – As inscrições para a 3ª edição do Lanterna Mágica ficarão abertas até o dia 22/07/2019, com possibilidades de prorrogação a cargo da organização do festival.

II – Estão aptos a serem inscritos os curtas-metragens de animação com duração máxima de 25 minutos e os longas-metragens de animação com duração mínima de 50 minutos, originários de todos e quaisquer territórios mundiais.

III – Não serão aceitos filmes com data de lançamento anterior a 01 de janeiro de 2017. Entende-se por “lançamento” a primeira exibição do filme em festivais.

IV – Não serão considerados para avaliação os filmes selecionados e/ou exibidos em edições anteriores do festival Lanterna Mágica.

V – Os filmes inscritos e não selecionados em edições anteriores poderão se inscrever novamente, desde que cumpram os requisitos deste regulamento.

VI – Os filmes devem ser do gênero animação, realizados em quaisquer técnicas.

VII – Também serão aceitos filmes híbridos, desde que utilizem técnicas de animação em pelo menos 50% de sua duração.

VIII – Nesta 3ª edição do festival a inscrição deverá ser realizada exclusivamente através da plataforma FilmFreeway através do link filmfreeway.com/lanternamagicafestival. O responsável pela inscrição deverá preencher as informações solicitadas pela plataforma antes de enviar o filme e está sujeito a desclassificação caso as mesmas estejam incompletas. Alguns materiais como teaser e cartaz não são itens obrigatórios, mas recomenda-se que sejam enviados.

IX – Stills, sinopse, país de produção, diretor e o próprio filme na íntegra são informações/itens obrigatórios e a ausência dos mesmos na plataforma serão motivos de desclassificação do filme.

X – Os filmes que não tenham o português, o inglês ou o espanhol como língua original, deverão estar legendados em uma dessas línguas.

XI – Não serão aceitos episódios de séries ou videoclipes musicais.

XII – Para os filmes inscritos na Mostra Competitiva Internacional de Curtas (Competitiva Principal) será cobrada uma taxa de inscrição no valor de 5 US$ (Cinco dólares americanos).

XIII – Para os filmes inscritos nas demais mostras: Competitiva Nacional de Curtas, Panorama Latino-americano de Curtas e Panorama de Longas, a inscrição é gratuita.

XIV – Os curtas brasileiros inscritos na Mostra Competitiva Nacional de Curtas serão automaticamente considerados para o Panorama Latino-americano de Curtas e para a Competitiva Principal.

XV – Os curtas latino-americanos inscritos no Panorama Latino-americano de Curtas também serão automaticamente considerados para a Competitiva Principal.

3) Seleção

I – Os filmes inscritos passarão por uma curadoria oficial que posteriormente será divulgada no site e nas redes sociais oficiais do festival.

II – Os filmes serão divididos em quatro mostras oficiais: Mostra Competitiva Internacional de Curtas (Mostra Principal), Mostra Competitiva Nacional de Curtas, Panorama Latino-americano de Curtas (Não competitiva) e Panorama de Longas (Não competitiva).

III – Mostras especiais poderão ser criadas a critério da organização do festival.

IV – Todas as mostras, oficiais e especiais, podem ser compostas por filmes inscritos e/ou convidados, a critério da curadoria.

V – Os responsáveis pelos filmes selecionados deverão ficar atentos aos e-mails e telefones fornecidos no momento da inscrição, e atender às demandas do festival, como o envio de cópia de exibição e demais materiais de divulgação, sob pena de desclassificação caso não cumpra as solicitações.

VI – As despesas relativas ao envio do material para exibição são de responsabilidade do realizador.

VII – A lista de obras selecionadas estará disponível no site e nas redes sociais do festival Lanterna Mágica até o dia 15 de agosto de 2019, sendo esse prazo prorrogável a critério da organização do festival.

4) Premiação

I – O Júri Oficial elegerá os filmes premiados das mostras competitivas (Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Mostra Competitiva Nacional de Curtas) nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Técnica de Animação e Melhor Trilha Musical. Os filmes premiados receberão um certificado com menção às suas respectivas premiações.

II – O Júri Oficial poderá oferecer menção honrosa a um dos filmes em competição, a seu critério, que também receberá certificado.

III – O Júri Popular elegerá o Melhor Filme de cada uma das duas mostras competitivas de curtas, nacional e internacional, através de cédulas de votação disponíveis no dia da exibição das mesmas. Cada espectador terá direito a uma cédula de votação e poderá votar em quantos filmes desejar. Os filmes vencedores também receberão certificados.

IV – Prêmios de patrocinadores, apoiadores e parceiros poderão ser oferecidos em todas as mostras do festival: competitivas, não competitivas e especiais, de acordo com o combinado entre os mesmos e a organização do Lanterna Mágica.

5) Disposições Finais

I – Todas as informações fornecidas na plataforma FilmFreeway poderão ser utilizadas para divulgação no site do festival, nas redes sociais e nos demais veículos de comunicação.

II – O realizador concorda que stills, cartazes, teasers e imagens do filme (Até 30 segundos) também poderão ser utilizadas para fins de divulgação do festival.

III – O responsável pela inscrição do filme poderá optar pela autorização de exibições itinerantes sem fins lucrativos e com acesso gratuito à comunidade que porventura o festival promova em datas e locais distintos da programação oficial do Lanterna Mágica.

IV – Os filmes selecionados para a 3ª edição do “Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação”, autorizam, no simples ato de sua inscrição, a exibição da obra no mesmo, sem quaisquer ônus ao festival.

V – O responsável pela inscrição concorda com todos os termos deste regulamento no ato da inscrição da obra.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é sm_submission_btn@2x-sky-gradient.png