Regulamento

2º Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação

 

1) Objetivos

I- O festival Lanterna Mágica tem o intuito de promover e difundir o mercado de animação brasileiro e mundial através da realização de mostras competitivas e não competitivas, cujas diretrizes seguem neste regulamento.

 

2) Inscrições

I – As inscrições para a 2ª edição do “Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação” ficarão abertas entre os dias 04 de dezembro de 2017 e 26 de fevereiro de 2018, com possibilidades de prorrogação a cargo da organização.

II – Estão aptos a serem inscritos os curtas-metragens com duração máxima de 25 minutos e os longas-metragens com duração a partir de 50 minutos, originários de todos e quaisquer territórios mundiais.

III – Não serão aceitos filmes com data de lançamento anterior a 01 de janeiro de 2016.

IV – Não serão aceitos os filmes selecionados e/ou exibidos em edições anteriores do festival.

V – Os filmes inscritos e não selecionados em edições anteriores poderão se inscrever novamente.

VI – Os filmes devem ser do gênero animação, realizados em qualquer técnica.

VII – Também serão aceitos filmes híbridos, desde que utilizem técnicas de animação em pelo menos 25% de sua duração.

VIII – O responsável pela inscrição deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site: https://lanternamagicafestival.com.

IX – O responsável pela inscrição deverá informar, em campo próprio e disponível, link e senha (quando for o caso) para visualização e download do filme através de uma plataforma on-line, como Vimeo ou Youtube. O festival não se responsabilizará por links com problemas ou senhas fornecidas incorretamente.

X – Os filmes que não tenham o português, o inglês ou o espanhol como língua original, deverão estar legendados nessas línguas, com legendas embutidas no arquivo para download.

XI – Os filmes falados em inglês ou espanhol poderão optar por enviar as obras com legendas em português, caso possuam, para fins de facilitar o processo de curadoria.

XII – Não serão aceitos episódios de séries ou videoclipes musicais.

 

3) Seleção

I – Os filmes inscritos passarão por uma curadoria oficial, divulgada pela organização do festival, e os selecionados serão divididos em três mostras: Mostra Competitiva Nacional de Curtas, Mostra Competitiva Internacional de Curtas e Mostra Não Competitiva de Longas.

II – A Mostra Não Competitiva de Longas será composta por longas inscritos e longas que porventura sejam convidados pela organização do festival, podendo a mesma ser composta apenas por longas inscritos, apenas por longas convidados ou por uma junção de ambos.

III – Os responsáveis pelos filmes selecionados deverão ficar atentos aos e-mails e telefones fornecidos no momento da inscrição, e atender às demandas do festival, como o envio de cópia de exibição e demais materiais de divulgação, sob pena de desclassificação, caso não cumpra as solicitações.

IV – As despesas relativas ao envio do material para exibição são de responsabilidade do realizador.

V – A lista de obras selecionadas estará disponível no site e nas redes sociais do festival Lanterna Mágica até o dia 26 de março de 2018, sendo esse prazo prorrogável a critério da organização do festival.

 

4) Premiação

I – O Júri Oficial entregará o “Troféu Lanterna Mágica” às seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Técnica de Animação e Melhor Trilha Musical, nas duas mostras competitivas: Mostra Competitiva Nacional de Curtas e Mostra Competitiva Internacional de Curtas.

II – O Júri Popular oferecerá o “Troféu Lanterna Mágica” para o Melhor Filme também nas duas mostras competitivas de curtas, nacional e internacional, através cédulas de votação disponíveis no dia da exibição dos filmes.

 

4) Disposições Finais

I – Toda informação presente no formulário de inscrição, além das imagens dos próprios filmes (até 30 segundos) poderão ser utilizados para divulgação no site do festival, nas redes sociais e nos demais veículos de comunicação

II – O responsável pela inscrição do filme poderá optar pela autorização de exibições itinerantes sem fins lucrativos e com acesso gratuito à comunidade que porventura o festival promova em datas e locais distintos da programação oficial do mesmo.

III – Os filmes selecionados para a 2ª edição do “Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação”, autorizam, no momento da inscrição, a exibição da obra no mesmo.