Confira onde estudar animação em faculdades e cursos técnicos

A animação brasileira completou no ano passado um século de história. No dia 22 de janeiro de 1917, foi exibido o primeiro filme brasileiro de animação: O Kaiser, curta-metragem do cartunista Álvaro Marins. Desde então, o país tem ganhado espaço no segmento, sendo reconhecido internacionalmente, com premiações em festivais importantes ao redor do mundo.

Apesar de crescente, a área ainda enfrenta alguns desafios. Um deles, segundo Cândida Luz Liberato, integrante da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), é a capacitação. Para ela, a demanda de tempo e recursos financeiros são muito grandes e ainda existem poucos cursos na área em terras nacionais. Pensando nisso, listamos abaixo alguns cursos, entre graduações e outros tipos de formação, para os interessados em ingressar no mundo da animação ou para quem já está se aventurando na área e procura qualificação.

Goiânia

Escola Goiana de Desenho Animado | Criada em 2009, a escola já formou cerca de 100 alunos nos módulos de animação 2D. A instituição oferece cursos profissionalizantes e workshops em modalidades avançadas ou direcionadas para iniciantes. Para consultar turmas e mais informações acesse aqui.

Escola SAGA | A SAGA é uma das escolas pioneiras no ensino de desenvolvimento de computação gráfica e artes digitais. A instituição conta com uma unidade em Goiânia, oferecendo cursos que colocam o aluno em contato com o universo 3D, animação, Efeitos Visuais de Vídeo e outros. Para saber mais acesse aqui.

Universidades e cursos técnicos

São Paulo | A Universidade Anhembi Morumbi oferece o curso de Design de Animação. Já o Senac tem o curso técnico de Desenhista e Animador 3D.

Para interessados em pós-graduação, a Faculdade Melies de Tecnologia disponibiliza a opção na área. Na pós-graduação em Animação 2D, são abordados aspectos conceituais da Animação Clássica até a aplicação prática.

Minas Gerais | A Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, oferece o curso de Cinema de Animação e Artes Digitais, com 9 períodos de duração. O curso aborda diversas técnicas, de animação 2D até 3D. 

Rio de Janeiro | Na PUC-Rio, o curso de graduação em Design oferece uma especialização em Mídia Digital, incluindo matérias e laboratórios na área de animação.

Rio Grande do Sul | A Universidade Federal de Pelotas tem um curso específico de Cinema de Animação, com formação em quatro anos, oferecido pelo Instituto de Artes e Design da instituição.